Química Verde

Escola Brasileira
de Química Verde

Eventos

Segue uma lista de eventos na área de Química Verde.

Eventos no Brasil

Os Encontros da Escola Brasileira de Química Verde (EBQV) são anuais e visam definir as ações da EBQV previstas no documento Química Verde no Brasil: 2010-2030 publicado pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos-CGEE. [+]

Visando a definição de estratégias no curto, médio e longo prazo e sua integração com o setor produtivo e empresarial, foi realizado no período de 20 a 22 de março de 2011 o 1º Encontro da Escola Brasileira de Química Verde. O Encontro foi realizado em Araras, distrito de Petrópolis, Rio de Janeiro, e reuniu um grupo seleto e significativo de especialistas e gestores, cujas trajetórias profissionais relacionam-se com os temas abordados. Participaram convidados de diversos segmentos, tais como: indústria química, fertilizantes, home and personal care, embalagens, resíduos sólidos, têxtil, papel e celulose, construção civil, fármacos, enzimas, alimentos, tintas e vernizes, biocombustíveis, solventes, resinas termoplásticas, além de representantes de universidades, órgãos do governo e empresas.

Teve como objetivo Fornecer uma visão do desenvolvimento de uma iniciativa congênere no Reino Unido, Inglaterra; Identificar demandas e oportunidades em conhecimentos científicos, tecnológicos e para inovação na área de Química Verde, considerando as dimensões: "formação de recursos humanos", "transferência tecnológica e científica" e "percepção de valor pela sociedade";

O 2º Encontro abordou as demandas de empresas brasileiras em termos de Química Verde e o 3º Encontro analisou métodos de ensino, estratégias de integração Universidade-Empresa e tecnologias para a conversão da biomassa.

O 4º Encontro da Escola Brasileira de Química Verde foi realizado juntamente com um Workshop sobre Matérias Primas Renováveis para a Indústria Química nos dias 25 e 26 de setembro de 2014, no Centro de Convenções da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro-FIRJAN. Este Workshop analisou as oportunidades da indústria química brasileira em mercados mundiais de matérias primas produzidas a partir de fontes renováveis através da análise dos fatores de sucesso de projetos recentes e identificação de áreas promissoras para novos projetos. O Encontro incluiu também palestras e uma Sessão de Pôsteres sobre ensino, pesquisa e inovação em Química Verde.

Eventos no Exterior

Eventos Realizados pela EBQV

Área Restrita    Mapa do Site    Topo